Quem somos

O Grupo de Pesquisa em Construção Sustentável e Inovadora é dedicado ao estudo de materiais e processos no contexto da Construção Civil. A equipe é formada por professores do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa; professores e pesquisadores de outros departamentos e instituições; alunos de doutorado, mestrado e bacharelado; e membros da equipe técnica da universidade.

Missão

Desenvolver pesquisas inovadoras e relevantes no contexto da Construção Civil, com o objetivo de contribuir para um mundo mais inclusivo e sustentável. Contribuir positivamente com a formação e desenvolvimento pessoal de seus membros.

Visão

Ser reconhecido, nacional e internacionalmente, como um Grupo de Pesquisa relevante por suas descobertas e novas percepções no contexto da Construção Civil.

Valores

Compromisso com a verdade, precisão, e a melhor práxis científica; zelo com as pessoas, estrutura e recursos; colaboração; dedicação; integridade; pontualidade; responsabilidade; inovação; sustentabilidade.

História

O Grupo de Pesquisa SICon foi formalmente criado em 2019 como resultado do crescimento das atividades de pesquisa e equipe do Grupo de Pesquisa em Estruturas DEC/UFV. O novo grupo tornou-se um corpo de pesquisadores com foco no desenvolvimento de processos e materiais no contexto da construção civil. As linhas de pesquisa do grupo incluem Ciência e Tecnologia de Materiais, Materiais Sustentáveis e Ecoeficientes e Processos e Tecnologias da Construção.

As atividades de pesquisa nessas áreas no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa, no entanto, iniciaram no início da década de 1980 com a criação do Laboratório de Materiais de Construção (LMC). Durante décadas, muitos trabalhos relevantes foram realizados no LMC sob a coordenação dos professores Lauro Gontijo Couto e Délio Porto Fassoni.

No início dos anos 2000, a professora Rita de Cássia Silva Sant’Anna Alvarenga introduziu a linha de pesquisa em Alvenaria Estrutural. Rapidamente, os trabalhos experimentais sobre produção e caracterização de blocos e prismas começaram. Estudos sobre as tecnologias de matrizes cimentícias começaram logo depois, bem como estudos de materiais sustentáveis através da incorporação de diferentes tipos de resíduos industriais em matrizes cimentícias.

Paralelamente, a equipe de pesquisa focada em estruturas, liderada pelos pesquisadores José Luiz Rangel Paes, Gustavo de Souza Veríssimo, Kleos Magalhães Lenz Cesar Jr. e Reginaldo Carneiro da Silva, estavam produzindo diversos trabalhos experimentos e numéricos relevantes

O grupo de pesquisa DEC / UFV Estruturas foi criado em 2002 sob a liderança da professora Rita de Cássia e Gustavo Veríssimo, e incluiu todas as atividades de pesquisa nas áreas de Construção Civil e Estruturas até 2019.

O professor Leonardo Gonçalves entrou para a equipe no início de 2010 e, em parceria com a profa. Rita de Cássia, promoveu uma grande avanço nas pesquisas envolvendo matrizes cimentícias, cerâmica e tintas, entre outros.

Muitos outros novos pesquisadores se juntaram à equipe desde 2010, consolidando áreas de pesquisa e parcerias frutíferas com outras instituições e grupos de pesquisa.

SICon
Junho de 2019.