Informativo

Membros dos grupos de pesquisa Reciclos e SICon publicaram artigo na revista Journal of Building Engineering.

O artigo “Coating mortars produced with recycled PET aggregates: A technical, environmental, and socioeconomic approach applied to Brazilian social housing” é produto da Rede Mineira de Pesquisa, Desenvolvimento científico, Tecnológico e Inovação e está disponível no vol. 83, 2024, da revista.

Os autores são pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Viçosa e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Santa Luzia. São eles: Douglas Mol Resende, Vitor Freitas Mendes, Victor Rezende Carvalho, Marcela Aguiar Nogueira, José Maria Franco de Carvalho, Ricardo André Fiorotti Peixoto

Este trabalho avalia a análise de desempenho técnico, térmico e socioeconômico de argamassas de revestimento produzidas inteiramente com agregados de polietileno tereftalato (PET) reciclados, aplicadas em um protótipo de habitação social. Esta pesquisa destaca os benefícios do reaproveitamento de resíduos plásticos na construção civil. Esta abordagem pode contribuir para o desenvolvimento de outros setores econômicos, mitigar o deficit habitacional e aumentar a dignidade das populações vulneráveis em todo o mundo.

O resumo completo e outras informações sobre o artigo podem ser encontrados no link: https://doi.org/10.1016/j.jobe.2023.108426