Membros do grupo de pesquisa SICon publicaram artigo na revista Structures.

O artigo “Self-sensing concrete masonry structures with intrinsic abilities of strain monitoring and damage detection” está disponível no vol. 59, de 2024, da revista.

Os autores são pesquisadores do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade Federal de Minas Gerais. São eles: Gustavo Henrique Nalon, José Carlos Lopes Ribeiro, Roberto Marcio da Silva,  Leonardo Gonçalves Pedroti e Eduardo Nery Duarte de Araújo.

Este trabalho teve como objetivo investigar propriedades mecânicas e autosensoras de elementos de alvenaria produzidos com juntas de argamassa autosensora, tijolos maciços de concreto e/ou blocos vazados de concreto fabricados com nanopartículas de carbon black. As unidades autosensoras e as juntas de argamassa mostraram-se alternativas promissoras para monitoramento de deformações e detecção de danos em estruturas inteligentes de alvenaria de concreto.

O resumo completo e outras informações sobre o artigo podem ser encontrados no link: https://doi.org/10.1016/j.istruc.2023.105760