Informativo

Membros do grupo de pesquisa SICon publicaram artigo na revista IBRACON Estruturas e Materiais.

O artigo “Self-compacting microconcretes containing ornamental stone waste and expanded polystyrene residue: influence of the ratios filler/cement and lightweight/conventional aggregates” está disponível no vol. 17, no. 6, e17605, de 2024, da revista.

Os autores são pesquisadores do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade Federal de Ouro Preto. São eles: Ariel Miranda de Souza, José Maria Franco de Carvalho, Carol Ferreira Rezende Santos, Flávio Antônio Ferreira, Leonardo Gonçalves Pedroti e Ricardo André Fiorotti Peixoto.

Foram abordados neste estudo micro concretos autoadensáveis ecoeficientes com substituição parcial do cimento Portland por resíduo de rochas ornamentais (do inglês ornamental stone waste – OSW) e substituição dos agregados convencionais por resíduo de poliestireno expandido. Foram avaliados e discutidos os parâmetros reológicos, físicos, mecânicos e de ecoeficiência das misturas. A interação do resíduo com o agregado leve se mostrou promissora na obtenção de microconcretos leves mais ecoeficientes.

O resumo completo e outras informações sobre o artigo podem ser encontrados no link: https://doi.org/10.1590/S1983-41952024000600005