Informativo

Conheça o projeto ColorINDO: a transformação social por meio da pintura de casas

O projeto, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, realizado pelo Departamento de Engenharia Civil da UFV, possui o objetivo de desenvolver tintas imobiliárias com o pigmento obtido a partir do resíduo do beneficiamento do mármore e do granito e utilizá-las para pintar casas da microrregião de Viçosa. Nessa perspectiva, o ColorINDO foi organizado em duas fases: a de pesquisa e a de extensão e conta com bolsistas dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura.

Durante a primeira fase, ocorrida no ano de 2023, o objetivo principal foi desenvolver, uma tinta imobiliária da linha econômica, que atendesse os critérios de resistência à abrasão e poder de cobertura, previstos na ABNT NBR 15078:2006 e ABNT NBR 14942:2022, respectivamente. Para isso, foram mapeadas diversas marmorarias da microrregião de Viçosa para a coleta de resíduos. Com o material coletado e peneirado, foram feitas amostras de tintas e avaliado o poder de cobertura e resistência à abrasão de cada uma delas. Verificou-se que a mistura com a proporção de 44% de resíduo, 35% de água e 21% de resina PVA atingiu os valores estabelecidos pelas normas técnicas.

Para a segunda fase (2024 e 2025), o projeto visa utilizar todo o resíduo previamente coletado para fabricação das tintas e aplicação em algumas residências carentes da microrregião de Viçosa. Para isso está sendo realizado um mapeamento das residências e o preparo prévio do resíduo para fabricação das tintas. Paralelamente, outras atividades são desenvolvidas, como orçamento e compra de insumos, bem como o desenvolvimento de material didático para ensino do modo de fabricação dessas tintas. 

O projeto ColorINDO é uma iniciativa inovadora e sustentável com a capacidade de transformar a realidade social de famílias da microrregião de Viçosa. Nesse sentido, a utilização de resíduo para a fabricação de tintas, reduz o impacto ambiental da construção civil e apresenta uma solução acessível para as famílias carentes. O projeto também busca promover a inclusão social e comunitária ao envolver os moradores no processo de aprendizado e aplicação.

Abaixo o link para um vídeo que explica todo o processo realizado durante a primeira fase do projeto:

LINK

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados