Informativo

Membros do grupo de pesquisa SICon publicaram artigo na revista “Materials and Structure”.

O artigo “The influence of LC3 on the rheology of cementitious matrices: a systematic review of key rheological impact characteristics” está disponível como uma publicação submetida no jornal no ano de 2025.

O cimento LC3, que substitui parte do clínquer por argila calcinada e calcário, surge como alternativa sustentável para construções ecoeficientes. Embora apresente bom desempenho mecânico, enfrenta desafios reológicos, como alta viscosidade, tensão de escoamento e maior demanda de água. O estudo identifica fatores que influenciam seu comportamento, como morfologia das partículas, floculação, potencial zeta, empacotamento, reatividade e interação com aditivos. A otimização dessas variáveis pode melhorar a trabalhabilidade do LC3. Além disso, o uso de resíduos industriais e sua aplicação em argamassas para impressão 3D mostram potencial para aprimorar suas propriedades e ampliar seu uso.

Os autores são associados aos programas de pesquisa das universidades de Viçosa e Ouro Preto. São eles: Ariel Miranda de Souza, José Maria Franco de Carvalho, Gabriela Moreira Silva, Leonardo Gonçalves Pedroti, Guilherme Jorge Brigolini Silva e Ricardo André Fiorotti Peixoto.

O resumo completo e outras informações sobre o artigo no link: https://link.springer.com/article/10.1617/s11527-025-02753-3#citeas

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados